quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Para começo de conversa...

   Nada melhor do que iniciar a primeira postagem de um blog, designado a divulgar e compartilhar trabalhos artísticos de minha autoria, destacando primordialmente a história da arte, expondo desenhos, pinturas, esculturas e utilitários cerâmicos, de "grandes artistas" que compõem toda essa rica história cultural e comunicativa de nossa espécie .
  Se consultarmos um dicionário ou a internet, o conceito de arte estará distinguida como: atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra.
   
  A arte é um conceito amplo, e mesmo que este seja individual, o sentido da arte vai muito além do que uma simples inspiração momentânea que impulsiona o autor a criar. A arte iniciou-se então como uma necessidade de se comunicar.

  Para chegar a determinado ponto almejado e entender essa necessidade de comunicação, viajemos um pouco no tempo. Para a chamada idade da pedra. Quando há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História.

  









  O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.

Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc. 

A necessidade da comunicação na sociedade vem desde a era das cavernas, quando o homem usava as pinturas e as simples formas geométricas como uma maneira de expressão. O tempo foi passando e dos rabiscos nas paredes veio a criação dos fonemas, das palavras e da escrita. Para o homem, a passagem de conhecimento foi e continua sendo essencial para a vida na terra, sem isso não haveria avanço na tecnologia e nem desenvolvimento do próprio ser humano.


Enfim, podemos entender a arte como uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. O que nos distingue dos outros mamíferos são os refinamentos de nossa comunicação, não somente da escrita ou da fala, mas além disso da pintura, da musica, da escultura e de diversos atos artísticos. Pois, a arte é a essência de nossa alma.





    

4 comentários: